12 de junho, 2017 | Autor(a): Guilherme Aroeira

Vai viajar no feriado? Revise seu carro!

Mais um feriado prolongado chegando, e pretende viajar, seja para descansar ou visitar parentes e amigos? Fique atento! Se for pegar a estrada, não se esqueça de revisar seu automóvel!

Confira!

  • Cheque o óleo do motor

O óleo lubrificante é importante para que o motor trabalhe com o mínimo de esforço, diminuindo o atrito das peças e ajudando a refrigerá-lo. Confira o nível do óleo do motor através da vareta. Se o nível estiver baixo, você pode completá-lo utilizando o mesmo óleo que foi colocado anteriormente.

  • Verifique sempre a água

O reservatório de líquido de arrefecimento mostra o nível correto através de uma marcação. Esse líquido é, basicamente, água desmineralizada com um aditivo para sistemas de arrefecimento. Ele é o responsável pela manutenção da temperatura ideal do motor.

  • Confira os pneus

Além do risco de multas, andar com os pneus muito gastos é extremamente perigoso, comprometendo a aderência à pista. Fique de olho nos sulcos do pneu: dentro deles, estão inseridas pequenas elevações na borracha que funcionam como marcações de segurança. Observe também pequenas avarias, que podem facilitar rasgos, vazamentos e até desmantelamento da borracha.

  • Cheque a iluminação

Verifique semanalmente, ou quando perceber variações na iluminação, as luzes dos faróis, lanterna e sinalização. Todas devem estar funcionando perfeitamente.

  • Inspecione os freios

O fluido de freio deve ser substituído conforme as recomendações do fabricante: em geral, o intervalo entra as trocas é de 40 mil quilômetros. As pastilhas de freio, bem como os discos, devem ser verificados a cada 10 mil quilômetros – o mesmo intervalo se aplica às lonas de freio (em caso de veículos com freio a tambor na roda traseira), ou ao conjunto discos e pastilhas traseiros (em caso de automóveis com freio a disco nas quatro rodas).

Comentários