19 de outubro, 2016 | Autor(a): Dennyse Bacelete

Tá calor? Vá de Tiraditos!

Tiraditos: prato típico peruano (foto: Dennyse Bacelete)

Tiraditos: prato típico peruano (foto: Dennyse Bacelete)

Em dias tão quentes como tem sido estes em que vivemos, nosso apetite diminui bastante. Perde-se a vontade de almoçar e os jantares acabam sendo sempre “besteiras”. Mas escolhendo o prato adequado, tenho certeza de que você não vai deixar de se alimentar da maneira correta, garantindo todos os nutrientes necessários para uma refeição equilibrada. Se o prato for gostoso então, fica tudo mais fácil, não é verdade? É por isso que eu sugiro o tiradito, prato típico da comida peruana que, além super leve, fresco e saboroso, é de se comer frio, já que utiliza o peixe cru.

Primo-irmão do ceviche, ele utiliza o peixe  laminado, ao invés de cortado em cubinhos, e é banhado num molho feito com a pimenta aji amarillo. Esta pimenta não é comumente encontrada por aqui no Brasil e quando encontrada é, na maioria das vezes, em conserva. Mas não tem problema em usar desse tipo na receita, ou você pode substituí-la pela pimenta-dedo-de-moça, que pertence à mesma família, porém tem a cor vermelha. A outra, como o próprio nome diz, é amarelada, indo até o tom de laranja.

O prato é bastante simples de fazer, o que dá mais trabalho é o leche de tigre, um caldo de peixe apimentado, mas você pode fazê-lo com antecedência e guarda-lo na geladeira, até mesmo congelá-lo.

Quanto ao peixe, o ideal é fazer com peixes brancos, como robalo, tilápia, namorado, badejo. Acho que nem é preciso dizer que o peixe precisa ser EXTREMAMENTE FRESCO, não é verdade? Todo mundo já sabe que prato feito com peixe cru requer muito cuidado. Peixe congelado também não é recomendado, pois a textura fica um tanto quanto esponjosa, comprometendo completamente resultado.

Então vamos lá?

Alguns dos ingredientes do Tiradito (foto: Dennyse Bacelete)

Alguns dos ingredientes do Tiradito (foto: Dennyse Bacelete)

TIRADITOS      

Ingredientes

Para o Molho de Leche de Tigre natural:

100ml de caldo de peixe fresco (você encontra essa receita aqui)

200 ml de suco de limão

1 talo de salsão

1 dente de alho

1 colher de café de gengibre ralado

12 folhas de coentro

½ cebola roxa pequena

1 pimentas aji amarillo ou dedo-de-moça (se quiser menos ardor, retire as sementes)

Sal a gosto

Para o tiradito:

120g de peixe branco cortado em 12 lâminas finas

80ml de leite de trigre natural

¼ de cebola roxa finamente cortada em meia lua

Uma pitada de sal

Uma pitada de coentro

Uma pitada de pimenta dedo-de-moça

 

Modo de preparo

Molho de Leche de Tigre natural:

Bata o caldo de peixe, o suco de limão, o salsão, o alho, o gengibre e a cebola no liquidificador. Coe numa peneira fina e bata com o coentro e a pimenta bem rápido para que a pimenta e o coentro não soltem muita cor. Mantenha sempre gelado.

Tiradito:       

Espalhe as lâminas do peixe em um prato raso. Tempere com o sal, acrescente o leite de tigre natural e decore com as folhas de coentro e a pimenta. O tiradito é sempre servido acompanhado de uma batata doce alaranjada muito encontrada no Peru, mas você pode servir com a nossa batata doce, cozida ou chips.

Rendimento: 1 porção

Jeito certo de laminar o peixe: (foto: Dennyse Bacelete)

Jeito certo de laminar o peixe: (foto: Dennyse Bacelete)

Comentários