4 de agosto, 2017 | Autor(a): Pedro Leone

Silêncio constrangedor

Temer abre os cofres para garantir votos contra a investigação de seus atos, e o Congresso se dobra

O Congresso absolveu Temer. A frase significa algo como “a quadrilha absolveu o traficante”, ou, em uma comparação menos radical, “os filhos absolveram o pai”, ou “a esposa absolveu o marido”. Fato é: Temer ganhou em casa. Criado pelo mesmo Congresso corrupto que agora o livra de ser investigado, Michel Temer é o líder natural da nossa classe política. A ponto de inspirar emoções e até mesmo tatuagens.

Mas até por isso, Temer faz o mesmo que o grosso dos nossos políticos: constrange a si e aos brasileiros em geral. A denúncia contra o presidente pedia o mínimo que se espera de um processo normal em um país sério: se há dúvidas consistentes contra pessoa pública, há que se investigar. Se vai se provar inocente depois, ou não, é consequência. Mas espera-se pelo menos, de um Congresso minimamente sério, que se permita que avancem com a investigação. Como tem sido feito com Lula, como foi feito com Dilma, mas não é feito com quem abonou a dívida pública de centenas dos votantes. Ou seja, atualizando a frase, os filhos absolveram o pai logo após receberem a mesada.

O triste é que, mesmo despertando paixões entre os gaviões da corrupção, não se vê efusivas comemorações do fato. O clima é de normalidade. Não se vê também panelas, buzinas ou incendiosas manifestações. O clima é de normalidade. Um silêncio abissal, um cenário quase fúnebre, de um país envergonhado do caminho que traçou para si mesmo. Em um roteiro em que o país se dividiu em um debate político raso mas radical, ninguém parece ter mais forças, e justamente quando o inimigo parece estar mais forte. Uma mistura de vergonha com incredulidade, em um grande e inequívoco embaraço. Se não mudarmos o rumo do Brasil muito rapidamente, vai ficar difícil ter motivo para se orgulhar do país.

Comentários

Publicidade

LATERAL HOME 1 - Blog do PCO

Mais recentes

Publicidade

Your Ad Here

Publicidade

Your Ad Here