Navbar
Tudo BH
12 de junho, 2017 | Autor(a): Maíra Leni

Rádio Super Notícia 91,7 FM vai ao ar em BH

Os mineiros acabaram de ganhar nesta segunda, dia 12 de junho, uma nova frequência de rádio para ficar sintonizados, a Super Notícia (91,7 FM). O nome não é por acaso, já que a escolha aproveita o recall do próprio jornal que já circula em Belo Horizonte desde 2002. A proposta é idealizada pela Sempre Editora, pertencente ao Grupo Sada, que carrega em seu portfólio outros produtos jornalísticos, a exemplo dos jornais O Tempo, Pampulha e o próprio Super Notícia, o jornal mais vendido do país, com média de circulação de 249 mil exemplares, segundo a Associação Nacional de Jornais (dados referentes a 2015).

A partir de longas negociações com a Rede Planeta de Comunicação, responsável pelas rádios Liberdade FM e Fã FM, comandada por Ronaldo e Eduardo Lapinha, a ideia finalmente saiu do papel. Ainda com coordenação geral de Rogério Maurício, um time de peso também está envolvido no projeto, com os apresentadores advindos da extinta Rádio Globo, como os jornalistas Paulo Roberto e Osvaldo Reis, além do diretor executivo Heron Guimarães e a vice- presidente da Sempre Editora, Marina Medioli.

A estreia vai na contramão, por exemplo, da Noruega, que oficialmente desligou as redes de sinal FM no início de 2017. Já no Brasil, o rádio ainda é um meio democrático crescente. Segundo dados do Ibope Media, 89% da população das principais regiões metropolitanas brasileiras acompanham esse tipo de mídia. Na região metropolitana, diariamente, são mais de 1,2 milhão de pessoas atingidas pelas ondas, com tempo médio de quatro horas e 36 minutos por dia de consumo do meio. As notícias e prestação de serviços ocupam 65% das grades, seguidas de 47% das sequências de músicas sem intervalos.

Para Heron Guimarães, o rádio tem proximidade com as pessoas: “O Super já tem essa identificação com os belo-horizontinos e a rádio vem para consolidar isso ainda mais. Toda a inovação, experiência e credibilidade do grupo em produção de conteúdo jornalístico serão transportadas”. Apesar de a área esportiva ser um dos carros-chefes, ao sintonizar a Super Notícia FM, o ouvinte ficará informado sobre o trânsito, as principais notícias do dia, o cenário político e econômico do país, as novidades do mundo das celebridades, além de vasta programação musical que mesclará gêneros musicais, dos mais antigos até os atuais.

No comando do Super FC estará o renomado jornalista Osvaldo Reis, também conhecido como Pequetito. O locutor com mais de 30 anos de experiência fornecerá em tópicos as principais notícias do futebol no início das tardes. “Minha expectativa é a mais positiva possível. O jornal já tem tradição. Acredito que o ouvinte/internauta está carente de boa opção de rádio em BH. A Super Notícia FM vai poder ocupar essa lacuna. Queremos conquistar o carinho do público”, afirma ele.

Rogério Maurício é categórico ao dizer que a nova emissora oferecerá programação de qualidade para todos os públicos. “Essa combinação fará com que o leitor se torne ouvinte da nova emissora. Vamos ter atrações que atendam as donas de casa, os trabalhadores e os mais jovens. É uma rádio que vai informar e entreter o público com qualidade”, adianta o jornalista.

A emissora já nasce falando alto. Nessa primeira etapa, recebe a herança da Fã FM, que está presente em 60 cidades em um raio de 200 quilômetros de Belo Horizonte e tem 185 mil ouvintes por minuto na região metropolitana. Com grande parte dos equipamentos importados da Alemanha e dos Estados Unidos, a nova emissora já possui infraestrutura moderna e pretende elevar bastante o número de ouvintes da antiga rádio no primeiro ano.

Ainda segundo dados do Ibope Media, com a vida agitada na cidade, 92% dos ouvintes escutam rádio pelo celular ou outro dispositivo móvel. Sabendo da forma como o público consome rádio, a Sempre Editora investirá nos conteúdos multimídia – com o intuito de cativar as novas gerações. A produção pretende realizar lives e 14 horas de transmissão visual pelo site por meio da página oficial no Facebook.

Comentários