20 de julho, 2017 | Autor(a): Pedro Leone

Quem paga a conta, de novo…

Governo volta a apostar na velha fórmula de jogar a conta dos próprios erros no bolso dos eleitores

O Governo já decretou: a solução para o rombo nas contas públicas e a saída da crise no Brasil é uma só: cortar a aposentadoria e aumentar os impostos. A conta fácil de tirar do bolso do contribuinte. Ignora que nem só de INSS é feita as despesas e nem só de imposto é feita a arrecadação.

Seja com Temer ou com Maia, o caminho planejado é o mesmo: não se mexe nos excessos das aposentadorias dos políticos, não se varre as dívidas e sonegações de grandes empresas ou dos figurões da vida pública no Brasil. Não se encosta no cabide de parentes e amigos empregados no Governo, só rearranja cargos para melhor acomodar aliados. Não de discute os jantares e regalias em troca e votos a favor do governo no Parlamento.

Petrobrás é assunto do passado. Mesmo voltando a ter produção acima do previsto, a estatal sai de cena no noticiário pois investir em seu fortalecimento não parece ser mais prioridade. Nem é prioridade investir em ciência, que trouxe resultados indiscutíveis em patentes e economia na última década. O incentivo ao pequeno empresário é a mais tímida iniciativa do governo, que parece só olhar para os grandes patrocinadores de campanha, mesmo que seja esse o caminho para uma economia mais dinâmica e sólida.

Como cereja no bolo, ao ser flagrado em conversas negociando propina com essa mesma verba pública que ajudaria a pagar a conta, ao invés de esclarecer, Temer mandou criptografar suas conversas no gabinete. O que acontece no Palácio, fica no Palácio.

Assim, Temer coloca o país de volta no caminho a que está acostumado: para poucos e selecionados amigos. Com pouca, ou nenhuma transparência, afinal, política e economia é assunto para políticos e economistas, longe dos jornais e da população. E a gente continua como estamos acostumados: pagando a conta da administração propositalmente deficitária, aceitando os mandos e desmandos da nobreza política.

Comentários

Publicidade

LATERAL HOME 1 - Blog do PCO

Mais recentes

Publicidade

Your Ad Here

Publicidade

Your Ad Here