15 de janeiro, 2018 | Autor(a): Redação TUDO BH

Projeto promove inclusão de estudantes carentes com curso gratuito para o Enem

Foto: Arquivo

 O projeto mineiro “Sou Crânio” está com inscrições abertas a cem estudantes da rede pública de ensino para curso preparatório gratuito para o Enem, aos sábados. O investimento em educação é uma forma eficaz de garantir a inclusão social, diminuir a pobreza, combater o preconceito e, principalmente, reduzir diferenças sociais.

Um levantamento realizado com 36 países pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelou que o Brasil ainda apresenta resultados precários em relação à educação, apesar da evolução registrada nos últimos dez anos. Atualmente, ocupa a penúltima posição nesse ranking mundial, à frente apenas do México. A média de anos em que os estudantes passam na escola e o percentual da população matriculada no ensino superior estão entre os principais critérios avaliados.

O idealizador do projeto e estudante de direito da Universidade Federal de Minas Gerais Gabriel Bitarães explica que a proposta é garantir um curso preparatório voluntário para estudantes carentes. “O curso incrementa o conhecimento para minimizar a exorbitante desigualdade de oportunidades entre os alunos da rede de pública e privada, tornando-os aptos a disputarem vagas disponíveis pelas universidades federais em condições de igualdade”, afirma Bitarães.

A programação foca no desenvolvimento da preparação acadêmica e formação de cidadãos críticos para aplicação do conhecimento em todos os aspectos do cotidiano. O idealizador conta que o projeto é mantido com recursos de doações dos próprios membros e os professores são, em sua maioria, estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais, contando, também, com docentes de outras instituições.

Os alunos interessados em se inscreverem devem estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola pública e comprovar, por meio de análise, vulnerabilidade socioeconômica. As inscrições devem ser feitas através do site do projeto “Sou Crânio” www.projetosoucranio.wixsite.com/pre-enem até o dia 31 de janeiro, para ocupação uma das cem vagas disponíveis.

Bitarães defende que para mudar o Brasil é necessário investir no maior agente transformador: a educação. Ele destaca que o conhecimento abre portas e ultrapassa barreiras, promovendo o desenvolvimento de instituições e sociedades.

Comentários