23 de maio, 2017 | Autor(a): Guilherme Aroeira

Prefeitura de Conceição do Mato Dentro aposta na tecnologia para o turismo de férias

A 145 km de Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro é considerada a capital mineira do ecoturismo. A cidade, conhecida por ter a terceira maior cachoeira do Brasil, Tabuleiro com 273 metros de altura, elaborou e inicia a  implantação, já no segundo semestre  de 2017, de seu Plano Estratégico da Atividade Turística.

Focando no Ecoturismo, o Turismo Cultural, Turismo Religioso e no Turismo Rural, o plano tem como principais objetivos lançar a cidade de Conceição do Mato Dentro como destino de férias, não apenas finais de semana e feriados.

A proposta é que o turista já tenha o roteiro programado com as atividades e locais para visitação, feito por ele ou por agência. Para isso o aplicativo CATvirtual (Centro Virtual de Atendimento ao Turista) foi desenvolvido em plataforma web/móbile.

O CATvirtual é totalmente gratuito, tanto para usuários quanto para empresários do setor turístico, e irá facilitar a vida do turista conectando todos os atrativos turísticos e estabelecimentos  que serão georreferenciados.

A ferramenta é inovadora no Brasil, contemplando um Banco de Informações Turísticas; a gestão de reservas nos atrativos turísticos realizadas pelos próprios turistas e agências; suporte ao turista em trânsito pela cidade; mapas, rotas e trajetos para todos os atrativos e estabelecimentos, em tempo real, independentemente da localização do turista; sistema automático de arrecadação de impostos municipais relativos à atividade turística; convergência com diversos aplicativos de turismo na web (booking.com, TripAdvisor, etc); e conectividade com o Facebook.

Entre as funções do CATvirtual, estão:

  • Indicar rotas ou trajetos até um atrativo turístico ou de retorno ao seu hotel/pousada.
  • Indicará o tempo restante e de deslocamento até o próximo atrativo de seu roteiro prévio, por meio de pop-ups.
  • Indicar a proximidade do usuário com atrativos ou estabelecimentos comerciais não inclusos no seu roteiro programado.
  • Indicar os serviços de transporte, públicos ou privados, próximos de sua localização.
  • Indicar sugestão de almoço ou jantar, nos horários específicos, próximos a sua localização em tempo real.

 Empreendedorismo e crescimento

Para garantir a implantação do Plano, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro entende que, além da iniciativa pública, é necessária a participação conjunta da iniciativa privada, sendo vital o desenvolvimento de um “ecossistema empreendedor” no município.

Para isso, haverá a execução de ações para viabilizar fatores que criam um meio favorável à esse empreendedorismo. Neste sentido, a principal ação estratégica será a capacitação humana, tanto de empreendedores e recursos humanos, como também de alunos da rede pública de ensino.

Comentários