Navbar
Tudo BH
1 de junho, 2016 | Autor(a): Dennyse Bacelete

Hadoque ao molho de açafrão e pimentas rosa

Hadoque ao molho de açafrão (foto: Dennyse Bacelete)

Hadoque ao molho de açafrão (foto: Dennyse Bacelete)

Já estamos quase no fim do outono e nada da temperatura baixar em Belo Horizonte. Tem muita gente por aí – inclusive eu – sonhando com cachecóis, chocolate quente, sopas cremosas, e reunião de amigos em torno da lareira, mas até agora nada. Enquanto o calor não cede, continuamos fazendo passeios a céu aberto,  bebendo chopp e vinho branco gelado e a comendo pratos leves.

E por isso a dica de hoje é de um antigo livro que tenho, do famoso restaurante Fasano – SP, quando este era comandado pelo chef italiano Luciano Boseggia. Naquela época, década de 90, as porções dos restaurantes mais requintados eram mais generosas e os pratos ainda remetiam às receitas da “nonna”. A diferença primordial era o ambiente elegante, que oferecia porcelanas finas, toalhas e guardanapos de linho, mesas com talheres e cristais sofisticados; a oferta de produtos importados – naquela época bem raros por aqui; e o serviço elegante na montagem dos pratos, privilegiando a apresentação estética dos alimentos. Claro que havia sim o talento e conhecimento dos chefs, mas presava-se muito pela tradição.

Assim é a receita de hoje, um hadoque maravilhosamente simples de fazer, mas nem por isso menos saboroso. Se você acha que hadoque é um ingrediente muito caro para o seu bolso, substitua por lagostins, que combinam muito bem, são muito saborosos e estão com o preço mais em conta até que o camarão, ou até mesmo use bacalhau dessalgado que também ficará muito bom.

Depois é só deliciar o prato acompanhado de um bom vinho branco gelado, como um Chardonnay por exemplo, esperando até que o inverno finalmente chegue para podermos experimentar as receitas típicas.

 

Auguro un buon appetito

HADOQUE AO MOLHO DE AÇAFRÃO E PIMENTA ROSA

(Por Luciano Boseggia)

Ingredientes

4 postas de hadoque

1 litro de leite

½ litro de água

1 envelope de açafrão italiano (zafferano)

1 xícara (chá) de caldo de peixe

2 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de vinho branco seco

Pimentas rosa para polvilhar

Sal e pimenta do reino à gosto

 

Modo de Preparo

Aqueça a manteiga em uma panela, junte a farinha de trigo e deixe dourar por alguns segundos. Junte o caldo de peixe, misturando rapidamente para não empelotar. Acrescente o vinho, o açafrão, o sa

Capa do livro do restaurante Fasano (Foto: DBA - Melhoramentos)

Capa do livro do restaurante Fasano (Foto: DBA – Melhoramentos)

l e pimenta do reino à gosto. Abaixe o fogo no mínimo, deixe reduzir mexendo até engrossar e cozinhar a farinha. Passe pela peneira e reserve no banho-Maria.

Coloque as postas do peixe numa panela e cubra com o leite e a água. Leve ao fogo médio por 10 minutos, abaixando quando ferver. Retire o peixe com uma espumadeira, e coloque-o no prato em que for servir. Cubra com o molho e polvilhe com a pimenta rosa. Sirva acompanhado de legumes salteados na manteiga.

 

 

Comentários