Navbar
Tudo BH
7 de julho, 2017 | Autor(a): Agência Minas

Governo de Minas Gerais e Fiocruz discutem projetos para o Estado

Veronica Manevy/Imprensa MG

O governador Fernando Pimentel, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, e o diretor de Fomento à Indústria de Alta Tecnologia da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), Ricardo Toledo, receberam, na última quinta (6) a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, para tratarem de projetos da fundação no Estado.

O Governo de Minas Gerais negocia projetos na área de biotecnologia com a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), a fundação de apoio à Fiocruz. Após vencer uma licitação da Codemig, a Fiotec vai gerenciar um Fundo de Investimento e Participações (FIP) neste setor, que terá os recursos integralmente investidos em Minas Gerais.

Uma das ações previstas é a implantação de empreendimento fabril no campo de biotecnologia em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Para isso, foi acertada uma parceria para instalação de uma fábrica a partir de pesquisas de novos produtos desenvolvidos pela Fiocruz Paraná.

Outra ação é a construção de uma nova sede da Fiocruz em Minas Gerais, em área da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), junto ao BHTec. O projeto executivo está pronto e em fase final de licenciamento. Serão 50 mil m² com laboratórios de alto nível de segurança biológica, incluindo desenvolvimento tecnológico, ensino e serviços de saúde. Os investimentos na obra serão da ordem de R$ 255 milhões, além de equipamentos.

Comentários