Navbar
Tudo BH
5 de outubro, 2016 | Autor(a): Dennyse Bacelete

Esfriou em BH? Vá de sopa de cebola francesa

Sopa de cebola gratinada: prato tradicional da França

Sopa de cebola gratinada: prato tradicional da França

Estamos em plena primavera, mas a chegada de uma frente fria na região sudeste vinda do Sul do País trouxe, desde a noite de segunda feira passada, chuvas e baixa de temperatura para BH.

Então, que tal aproveitar o clima frio para fazer um prato típico da francês? Se eu fosse você, fazia hoje à noite, porque depois, só no inverno do ano que vem.

 

SOPA DE CEBOLA FRANCESA

Ingredientes:

1 kg de cebolas (cerca de 6 cebolas médias)

80g de manteiga

½ (chá) de vinho branco

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 litro do caldo de frango ou carne caseiro (você encontra a receita aqui) ou 2 cubinhos de caldo industrializado dissolvidos em 1 litro de água fervente Água o necessário

3 ramos de tomilho

1 ramo de alecrim

1 folha de louro

Sal e pimenta-do-reino a gosto

100g de queijo emmental ou gruyère ralado

 

Modo de preparo:

Comece descascando as cebolas. Depois parta-as ao meio no sentido do comprimento e em seguida, apoiando na taboa de corte, pique-as em “meias-luas” finas.

Aqueça uma panela de fundo grosso e derreta a manteiga. Junte a cebola e, em fogo baixo, refogue-as misturando sempre, até que fiquem murcha e douradas. Se você prefere com sabor forte, doure bastante, se não, douro o suficiente para dar aroma e cor à sopa. Junte as ervas e deixe que murchem um pouquinho (entre 10 e 15 minutos).

Junte a farinha de trigo e misture rapidamente para dissolver na manteiga. Junte o vinho branco e mexa rapidamente para que não forme grumos de farinha. Em seguida, acrescente o caldo de frango ou carne, mexa bem até ficar homogêneo, espere ferver e abaixe o fogo. Deixe que cozinhe por cerca de 20 minutos, ou até que as cebolas estejam macias. Se necessário junte mais água para não secar.

Retire as ervas e acrescente o sal e a pimenta do reino à gosto. Cuidado com o sal, pois os queijos já possuem certa quantidade. Fique atento (a) também se estiver usando caldo de carne industrializado, que no geral são bastante salgados.

Desligue o fogo e distribua a sopa em ramequins ou refratários individuais, cubra com uma boa porção de queijo ralado e leve ao forno para gratinar. Vale usar o maçarico também. Sirva acompanhado de uma boa baguete francesa, preferencialmente uma baguete de fermentação natural.

Bon appetit!

Comentários