Navbar
8 de maio, 2017 | Autor(a): Tudo BH

Escritora mineira lança livro de contos destinados ao público juvenil

divulgação

Adolescência é sinônimo de transformação na vida de um ser humano: no corpo, no modo de pensar, e, também, nas leituras. Os gibis e as histórias recheadas de ilustrações, aos poucos, começam a dar lugar a livros com letras menores e de conteúdo mais aprofundado. E é essa fase intermediária que a escritora mineira Marilurdes Nunes irá atingir com o livro A criadora de sonhos e outras histórias, publicado pela editora Fino Traço, que será lançado no dia 13 de maio, na Gruta Metrópole, às 10h.

O livro contempla contos – mas também há espaço para as crônicas – sobre o cotidiano, de forma leve e descomplicada mas ao mesmo tempo irônica e sagaz. Além disso, também há ilustrações que estampam alguns dos textos do livro, feitas pelo artista mineiro de Ubá, Leo Gonçalves. Juntando esses elementos é que Marilurdes Nunes encontrou uma maneira para conversar com os jovens, especialmente, em uma época na qual os aparelhos tecnológicos e as mídias sociais entraram de vez no cotidiano dos adolescentes.

“Com tantas novidades disponíveis hoje em dia, as pessoas têm resistido muito à leitura e acabam perdendo o hábito de dedicar algum tempo exclusivo para os livros. Por isso, escrevi ‘A criadora de sonhos e outras histórias’ com palavras fáceis e histórias curtas, em que é possível lê-las em qualquer lugar, como em uma rápida viagem de ônibus”, declara Marilurdes, que completa: “a literatura não vai morrer por causa do avanço da tecnologia, basta ir a alguma livraria para perceber que têm sempre jovens em busca de livros”.

O livro, que foi batizado com o título de um dos contos, não abriga um tema geral: cada história foi escrita livremente pela autora sobre suas impressões do mundo. Em algumas delas, inclusive, Marilurdes faz uma releitura de contos que ouviu na infância adaptados aos dias atuais, como é o caso das histórias da Chapeuzinho Vermelho que encontra com o Lobo Mau e de João e Maria, que vivem em uma situação completamente nova.

Marilurdes convidou o escritor e poeta mineiro Ronald Claver, autor de títulos como “Escrever e Brincar – Oficina de Textos” e “A Arte de Escrever com Arte”, para grafar a apresentação do livro. “O Ronald é meu professor, já me deu aulas em oficinas de literatura. Ninguém melhor do que ele, que me acompanhou no processo de produção do livro, para escrever a apresentação”, comenta a autora. A produção do livro ficou por conta de Ana Gusmão (Caligari Produções) e Léo Camisão trabalhou como diretor de arte e webdesign.

Distribuição gratuita para escolas

O livro “A criadora de sonhos e outras histórias” é financiado pela pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e pela fábrica de elevadores Thyssenkrupp e será lançado em duas edições, ambas com 1.000 exemplares cada. A primeira edição, aliás, será totalmente gratuita, com uma cota de 381 exemplares destinados à distribuição nas escolas, divididos da seguinte forma: 200 livros para as Escolas Estaduais e 181 exemplares serão destinados para todas as escolas que integram a rede municipal de ensino

Comentários