15 de junho, 2016 | Autor(a): Dennyse Bacelete

ELE CHEGOU! O inverno finalmente aporta em BH

Crema di funghi in crosta (Foto: Dennyse Bacelete)

Crema di funghi in crosta (Foto: Dennyse Bacelete)

Sim, ele finalmente chegou e com força total: O inverno, ahhh, o inverno! Estação que nos inspira, que nos torna mais elegantes, mais românticos e mais sujeitos ao pecado. Mais sujeito ao pecado? Sim, porque pelo menos dois dos sete pecados capitais são mais cometidos no frio, quando ficamos um pouco mais preguiçosos e um pouco mais gulosos também, né? (rsrs.)

Bem, brincadeiras à parte, depois de um longo período de calor – e com as mudanças climáticas este período está cada vez maior – todos ansiamos pela baixa da temperatura, mesmo alguém que, como eu, não seja lá muito fã do frio. Mas tudo em excesso cansa, inclusive o calor. E então, é com alegria que finalmente recebemos os primeiros dias do inverno. Está aberta a temporada de chás, vinhos, sopas, caldos e chocolates quentes. É a chamada confort food, aquelas comidinhas que aquecem o corpo e a alma e deixa as pessoas mais próximas.

Aproveite a desculpa para marcar uma reunião de amigos e prepararem, todos juntos, um menu de inverno acompanhado de um ótimo vinho, uma sangria, até um quentão. O quê? Não gosta de bebida alcóolica? Ok, vá de chás: os termogênicos, como gengibre e canela, ou verde com hibisco, são os melhores para aquecer darem ânimo.

A minha contribuição nessa proposta vem em forma da receita, uma sopa que é puro sabor, além de ser muito original e ter uma apresentação linda! É uma sopa cremosa de cogumelos, coberta com uma capa de massa folhada e gratinada. O resultado é que a crosta folhada se incha, formando um “balão”, que preserva os sabores internamente e ainda dá uma crocância ao prato, substituindo o pãozinho de forma muito original. Tenho certeza que vai ser um sucesso!!

CREMA DE FUNGHI IN CROSTA

(sopa cremosa de cogumelos com crosta crocante de massa folhada)

 

Ingredientes:

40 g de cogumelos porcini secos

50g de cogumelos shitaki frescos limpos e picados grosseiramente

50g de chanpignos limpos fatiados

½ xícara (chá) de vinho branco

1 litro de caldo de carne caseiro

200 ml de creme de leite fresco

½ cebola picadinha (brunoise)

1 colher (sopa) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de manteiga

1 rolo pequeno de massa folhada

1 gema

 

Modo de fazer:

Coloque o porcini numa tigela e cubra com água quente para hidratar. Deixe descansar por 20 minutos. Escorra, reservando a água (despreze o fundo do caldo do cogumelo, pois fica sujo de terra).

Numa panela grossa, aqueça a manteiga, refogue a cebola até murchar. Acrescente os cogumelos e deixe murchar novamente. Acrescente a farinha, misturando rapidamente para não formar grumos. Deixe que doure um pouquinho e junte o vinho e caldo de carne, misturando até ferver. Deixe cozinhar em fogo baixo, até ficar mais consistente. Acrescente o sal e a pimenta à gosto. Por último, junte o creme de leite.

Corte círculos da massa maiores que as bocas dos ramekins que irá usar para servir. Coloque a sopa dentro dos ramekins, passe o ovo batido na borda da massa e prenda no ramekin, formando a tampa. Passe mais ovo por cima da massa.

Leve ao forno preaquecido alto (220º) por cerca de 20 minutos, até que a massa esteja assada e estufada.

Sirva imediatamente.

Em bols de boca mais fechada, a massa fica ainda mais alta, como um balão (foto: Dennyse Bacelete)

Em bowls de boca mais fechada, a massa fica ainda mais alta, como um balão (foto: Dennyse Bacelete)

 

 

Comentários