Navbar
3 de setembro, 2016 | Autor(a): Tudo BH

Dia Mundial da Barba: 5 dicas para deixar a sua digna de um viking

barba

Divulgação

A barba, motivo de ostentação para alguns marmanjos e objeto de desejo para outros desprovidos de pelagem, tem um dia só para ela: 3 de setembro. A data é comemorada neste sábado em todo o mundo! Acredita-se que os vikings dinamarqueses celebravam esta data 800 anos antes de Cristo.

O culto aos pelos faciais dá abertura para rituais um tanto quanto exóticos. No sul da Espanha, pessoas se reúnem para assistir a uma luta de boxe entre um homem barbudo e um menino sem barba. Na aldeia sueca de Dönskborg, qualquer um sem barba é banido da cidade e forçado a passar vinte e quatro horas em uma floresta próxima.

Se você quiser comemorar a data de maneira mais comum, o barber Edimar Torres, fundador da Barbearia Torres, te dá cinco dicas para você cuidar da cabeleira facial:

1- Evite coçar

Ficar coçando a barba pode gerar pelos encravados, que atrapalham o crescimento dos fios. Uma alternativa para controlar o incômodo da coceira é usar produtos pré e pós-barba, além de esfoliantes e balms hidratantes.

2- Aproveite o pós banho para desenhar os contornos do rosto

Munido de uma lâmina ou máquina aproveite o momento após o banho para desenhar os contornos do rosto. A água quente abre os poros, amolece os fios e facilita o deslizar da lâmina. Outra alternativa é recorrer a uma toalha molhada em água quente, como os barbeiros fazem, para amolecer a pele. Para finalizar, enxague o rosto com água fria ou aplique uma toalha molhada fria para fechar os poros.

3- Apare a barba periodicamente

Caso você não queira se parecer com um dos caras da banda ZZ Top, o ideal é aparar a barba uma vez por semana. Para não alongar muito o rosto, cultive os fios até 10 centímetros abaixo do queixo. Use uma tesourinha para cortar o bigode para que ele não cubra a boca.

4- Invista em produtos específicos

Escolha produtos adequados para a barba como xampu, condicionador espuma e pós-barba. Para repor os nutrientes dos fios perdidos por causa da exposição do pelo à poluição, sol, vento e comida, use óleo diariamente. Tome cuidado para não aplicar na raiz, criando oleosidade e o surgimento de espinhas no rosto. Na Barbearia Torres é possível encontrar a linha completa da marca Don Alcides.

5- (Bônus para os desprovidos de barba)

Se você já fez simpatia, procurou o xamã e a sua barba ainda continua rala e cheia de falhas, existe um milagre em forma de frasco: o Minoxidil. A loção é indicada para casos de calvície, mas muitas pessoas a utilizam para fazer com que os pelos faciais cresçam. O mais indicado é o Minoxidil 5%, aplicado 3 vezes ao dia apenas na região onde se deseja o crescimento. Antes de iniciar o tratamento, procure um dermatologista para avaliar qualquer reação alérgica!

Comentários

Publicidade

LATERAL HOME 1 - Blog do PCO

Mais recentes

Publicidade

Your Ad Here

Publicidade

LATERAL HOME 3 - Viver Brasil