Navbar
Tudo BH
21 de setembro, 2016 | Autor(a): Dennyse Bacelete

Das heranças de Portugal: doce de aletria

Doce de aletria (foto: Dennyse Bacelete)Quando pequena, minha mãe e minha avó sempre preparavam em casa este doce simples e gostoso. Era uma opção para aqueles dias em que elas não queriam sair para comprar ingredientes, ou não dispunham de tanto tempo, pois se trata de uma sobremesa extremamente fácil e rápida.

Já adulta, descobri que o doce é muito comum em Portugal, comido especialmente nas festas natalinas e apresenta versões diferentes em cada localidade onde é feito: com água ou com leite; com mais massa que líquido, ou o contrário; usando casca de laranja ou de limão; de cortar ou cremoso…  Mas todos utilizam gemas de ovos – ingrediente quase obrigatório nos doces portugueses – e levam a aletria, ou “macarrão cabelo de anjo”. Sim, macarrão no doce, daquele fininho, muito usado em sopinhas de bebês.

Provavelmente, a receita foi criada sobre a influência muçulmana após a invasão desses na península Ibérica, já que existem muitos doces árabes que usam deste macarrão. Entretanto, nas versões moura ou síria, a aletria é “frita” na manteiga e depois é envolve um recheio de massa de ricota, mel e amêndoas ou nozes.

O certo é que o doce de aletria português é uma delícia, principalmente as crianças gostam bastante, eu mesma sou testemunha disso. Preparo do doce (foto: Dennyse Bacelete)Na receita básica, coloca-se a aletria para ferver numa calda feita de açúcar com água ou leite, aromatizada com um pedaço de casca de qualquer fruta cítrica e um pau de canela e um pouco de manteiga. Depois de ferver, junta-se as gemas e por fim, polvilha-se canela. Algumas variantes também contém nozes ou amêndoas.

Eu deixo aqui a minha receita, herdada da família e que fazia a alegria da meninada nos almoços de domingo. Não deixe de fazer e experimentar, tenho certeza de que irá gostar muito.

DOCE DE ALETRIA

Ingredientes:

800 ml de leite

100 g de aletria (macarrão cabelo de anjo), partindo os gomos ao meio em fios grandes

4 gemas passadas pela peneira

1 xícara (chá) de açúcar

1 pau de canela

Um pedaço de 5 cm de casca de limão siciliano

1 colher (sopa) de manteiga

1 pitada de sal

Canela em pó à gosto para polvilhar

Nozes inteiras para decorar (opcional)

Aletria ou macarrão Cabelo de Anjo (foto: Dennyse Bacelete)

Modo de preparo:

Numa panela, preferencialmente antiaderente, coloque o pau de canela, a casca de limão, o açúcar e a manteiga, no leite para ferver. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e acrescente a aletria quebrada, mexendo sem parar para não grudar. Deixe que cozinhe por cerca de 7 minutos, ou até o macarrão ficar macio. Desligue o fogo, retire a casca de limão e o pau de canela e, com o doce ainda quente, junte as gemas peneiradas, mexendo constantemente para não talhar, até que fique morno para frio. Passe para uma tigela ou prato fundo, polvilhe a canela, decore com as nozes se quiser e leve para a geladeira.

Doce de aletria de partir (foto: Pinterest)

Doce de aletria de partir (foto: Pinterest)

 

 

 

Comentários