Navbar
5 de julho, 2017 | Autor(a): admin

Atividades físicas no inverno: mantendo a saúde da maneira correta

Atenção aos exercícios é importante! (Foto: Thinkstock)

Com a chegada do inverno, torna-se mais difícil a realização de exercícios, pois o corpo tende a economizar energia para manter-se aquecido. Porém, é preciso realizar atividades físicas frequentemente, hábito essencial para a saúde em qualquer estação do ano, mas, com algumas precauções extras.

Edison Tresca, professor de Educação Física da Universidade UNG explica quais os cuidados necessários para desempenho das atividades na estação mais fria do ano.

Como a musculatura tende a ficar mais contraída e tensa, ocasionando maior desconforto e incidência de lesões, o professor aconselha “iniciar com exercícios de livres movimentações, sem carga, nas articulações do corpo”. Após isso, a pessoa pode realizar exercícios de alongamento muscular, “iniciando de forma lenta e suave, aumentando a intensidade progressivamente”. Para evitar esse transtorno, é preciso prolongar o tempo dos exercícios de aquecimento antes da atividade física, além de realiza-los gradativamente, garantindo assim a flexibilidade dos músculos e a elevação adequada da temperatura corporal.

A recomendação é exercitar-se em ambientes protegidos, como clubes e academias, por não estarem expostos à friagem. Porém, no caso de atividades ao ar livre, o maior problema, além do desconforto térmico, é o fato de o corpo não conseguir uma temperatura ideal de funcionamento para a atividade física, uma vez que a umidade da transpiração retida na roupa em contato com o ar frio pode fazer com que o corpo perca mais calor para o meio ambiente do que deveria.

Para contornar a situação, o educador sugere vestir uma camiseta de material sintético, dry fit, por baixo de outra com material de malha de algodão e, finalmente um agasalho leve por cima de tudo, com possibilidade de abertura na frente. “A camiseta de material sintético deixará a umidade da transpiração do corpo passar e ficar retida pela de algodão, e a temperatura corporal mantida pelo agasalho. Se houver desconforto pela elevação demasiada da temperatura, o agasalho poderá ser aberto ou fechado conforme a necessidade”, explica o educador.

Por fim, Edison chama a atenção para a hidratação. Devido às temperaturas mais baixas, é natural sentir menos sede neste período, já que o corpo transpira menos. Porém, o ideal é ingerir líquidos antes de sentir sede. “Aqueles que praticam atividades físicas devem hidratar-se com maior frequência, mesmo em temperaturas amenas”, afirma.

 

Comentários

Publicidade

LATERAL HOME 1 - Blog do PCO

Mais recentes

Publicidade

Your Ad Here

Publicidade

LATERAL HOME 3 - Viver Brasil