Navbar
Tudo BH
3 de agosto, 2016 | Autor(a): Dennyse Bacelete

18 dicas que vão te ajudar a por a cozinha em ordem

O trabalho flui melhor em cozinhas organizadas (foto: Pinterest)

O trabalho flui melhor em cozinhas organizadas (foto: Pinterest)

Ter uma cozinha sempre organizada é o sonho de todos nós, mas também pode ser um desafio, quiçá um pesadelo. Por maior que a cozinha seja, sempre acaba faltando espaço para alguns objetos e se a cozinha for pequena então, huuummm… No entanto, aposto que depois das dicas abaixo, todas passadas por especialistas em organização da casa, você não só vai achar tudo mais fácil, como vai otimizar seu tempo na hora de cozinhar.

Vamos lá?

1 – Listar o que se tem na dispensa e manter essa relação atualizada pode facilitar bastante na hora de fazer o supermercado.

Objetos à mão e às vistas para acessá-los mais facilmente (foto: Pinterest)

2 – Separe o que você usa mais, do que você usa menos. Disponha os que mais utiliza à mão em relação aos demais

3 – Para maior segurança e evitar cortes ou machucados nas mãos, utilize capas de plástico ou silicone protetoras nas facas.

4 – Exponha aqueles utensílios mais bonitos da sua cozinha em prateleiras e nichos, além de ajudarem a organizar os objetos, ainda liberam espaço nos armários.

5 – Use barras cromadas ou de inox para pendurar facas, abridores, peneiras, etc. Você ganha espaço e ainda tem os objetos mais à mão.

6 – Mantenha assadeiras, tábuas de corte na posição vertical ajudar a ganhar espaço.

7 – Empilhe os potes plásticos e guarde as tampas na vertical dentro de uma vasilha plástica maior. Além de ocupar menos espaço no armário, permite eliminar cheiro forte de alimentos dos potes.

8 – Escolha um escorredor de pratos proporcional ao tamanho da pia da cozinha. Assim, nem faltará espaço para colocar as louças na hora de lavar, nem ficará atravancando sua pia.

Assadeiras e tábuas de corte ficarão melhor acomodadas se colocadas na vertical (foto: Pinterest)

 

9 – Separe uma bandeja ou assadeira para dispor todos os temperos, empilhando-os por altura dos recipientes. A bandeja poderá ser guardada dentro do armário, ou disposta próxima da bancada de trabalho.

10 – Na geladeira, organize a disposição dos guardados de acordo com sua perecividade e utilização do alimento. A primeira prateleira deve ficar para os alimentos mais perecíveis, como leites e derivados. A prateleira de baixo, reserve para sobras de pratos prontos, guardados em potinhos com tampa. A parte de baixo, reserve para as frutas mais maduras que não precisam de tanta refrigeração. Mais abaixo, na parte menos fria, a gaveta deve ser usada para as verduras e legumes, todos guardados em saquinhos plásticos separados.

Panos de prato enrolados ficam fáceis de ser encontrados (foto: Pinterest)

Panos de prato enrolados ficam fáceis de ser encontrados (foto: Pinterest)

11 – Guarde os panos de prato em rolinhos dentro de uma gaveta. Isso ajuda a visualizar cada peça, além de evitar que, na correria do dia, você revire a pilha na tentativa de pegar um pano limpo.

12 – Limpe a geladeira a cada 15 dias e aproveite para verificar a validade dos alimentos guardados.

13 – Guarde os mantimentos em potes plásticos, se possível transparentes e etiquetados com o nome. Isso ajuda na hora de encontrá-los. Evite guarda-los embaixo da pia, que, por ser local mais úmido, pode provocar bolor.

14 – Panelas e talheres de trabalho devem ficar mais próximos do fogão. Já as louças, copos e talheres de mesa, podem ir para outro local.

Colheres e garfos de cabos longos ficam bem acomodados em potes grandes (foto: Pinterest)

Colheres e garfos de cabos longos ficam bem acomodados em potes grandes (foto: Pinterest)

15 – Peças maiores, como colheres de pau e escumadeiras, podem ser colocados dentro de potes ou jarros, de modo a serem encontrados mais facilmente.

16 – Forre as prateleiras dos armários com plástico emborrachado para proteger a madeira.

17 – Deixe nas bancadas apenas o que você utiliza com frequência e guarde os demais objetos e utensílios.

18 – Eletrodomésticos multifuncionais, como liquidificadores conjugados com batedeira, espremedor e processador, ajudam a otimizar o espaço.

Multifuncionais normalmente ocupam menos espaço no armário (foto: Pinterest)

Multifuncionais normalmente ocupam menos espaço no armário (foto: Pinterest)

Comentários